Criado por Joseph Hubertus Pilates, alemão criador de um método de condicionamento físico (fortalecimento e alongamento) onde utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes alongados e flexíveis tendo como resultado a melhoria da qualidade de vida.
Teve diversas influências dentre elas a Hatha-yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas.
Os seis princípios do método são:
Concentração, precisão, controle, “centramento”, respiração e movimento fluido.
Método Pilates
Devido ao conforto e ao estresse do mundo moderno, sabemos que precisamos fazer exercícios físicos.
Uma ótima alternativa é a prática do Pilates, método de condicionamento físico e mental.
Exercícios suaves que proporcionam alongamento, fortalecimento dos músculos, desenvolvem equilíbrio e consciência corporal de forma integrada e individualizada. Melhoram a respiração, diminuindo a ansiedade e aliviando o estresse. Também melhoram a coordenação motora e a mobilidade articular. Esse conjunto de benefícios proporcionam relaxamento do corpo e da mente.
Por serem exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, sendo uma atividade tão boa para atletas profissionais quanto para pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades. Tem sido bem eficaz para as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas.
Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. Muito apreciado também pós-tratamento de coluna, pois trabalha fortalecendo a musculatura estabilizadora da mesma.